10 estratégias para criar uma rotina positiva

O nosso dia a dia é tão cheio de demandas e preocupações, que a sensação que fica é de que estamos sendo bem pouco produtivos, não é mesmo?! Estamos praticamente o tempo todo ocupados, realizando atividades relacionadas, tanto à nossa vida pessoal, quanto à profissional, que, em muitos casos, são raros os momentos em que paramos para refletir se tudo o que realizamos durante o dia traz realmente resultados ou não para a nossa jornada evolutiva.


Tirar um tempo para fazer esta reflexão é de fundamental importância. Isso porque precisamos ter noção do ponto em que nos encontramos em nosso processo evolutivo. Precisamos entender se realmente estamos sendo produtivos, alcançando, pouco a pouco, nossas metas e objetivos, ou se estamos apenas nos ocupando cada vez mais com atividades que não nos levam a lugar algum.


Se você já fez esta autoanálise e verificou que precisa dar um gás na sua produtividade, elaboramos dicas verdadeiramente eficazes, que vão te ajudar a criar uma rotina mais produtiva. Continue conosco nessa leitura e confira!



1 – Tenha consciência sobre suas metas e objetivos

O primeiro passo para uma rotina mais produtiva é entender em que ponto da sua jornada você se encontra e onde deseja estar em médio e longo prazos. Entender isso, contribuirá para que você elabore e dê atenção às atividades diárias, que o levarão realmente até a conquista de seus sonhos. Invista nisso!

2 – Procure dormir bem

Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas quando dormimos bem, temos chances muito maiores de entregar melhores resultados no dia seguinte, seja atendendo demandas pessoais ou profissionais. Isso porque nos sentimos energizados, focados e atentos. Se o oposto acontece, ou seja, se dormimos mal, não conseguimos prestar atenção em praticamente e o nosso desempenho é diretamente prejudicado.

3 – Pratique atividades físicas

Outra dica que à primeira vista pode parecer desconexa, mas que, se colocada em prática, tem um potencial enorme para contribuir com a sua produtividade no dia a dia. Isso acontece porque os exercícios nos deixam mais dispostos e animados, impactando diretamente em nossa produtividade.

4 – Priorize

Uma das melhores formas de ser cada vez mais produtivo e produtiva é fazer uma lista de prioridades. Realizar isso nos ajuda a dar atenção às coisas que realmente precisam de nosso foco e contribui também para termos uma noção se estamos avançando, na conquista de nossos objetivos, ou se estamos apenas executando tarefas sem sentido, que nos deixam estagnados.

5 – Determine prazos

Algo que também ajuda a sermos cada vez mais produtivos é determinar prazos para o alcance de nossas metas e objetivos. Por mais que assustem um pouco e que muitas pessoas deixem os processos caminharem mais soltos, a definição de prazos tem importância fundamental, pois através deles temos o incentivo e a motivação que precisamos para, de fato, agir e caminhar em direção ao que almejamos.

6 – Diga não quando necessário

Caso surjam convites para fazer algo, ou algum bate-papo despretensioso, no momento em que você precisa entregar suas demandas, não tenho medo de dizer não. Isso vai te ajudar a se manter cada vez mais focado naquilo que realmente importa, evitando distrações em seu dia a dia, que te deixam mais distante do alcance de seus objetivos.

7 – Cuidado com as redes sociais

Outro fator que impacta negativamente a nossa produtividade é o tempo que dedicamos às nossas redes sociais. Muitas vezes ficamos tanto tempo rolando o feed, olhando stories, vendo o que até acontecendo nos grupos de WhatsApp, que deixamos de atender às nossas demandas. Mudar este comportamento é essencial para nos tornarmos mais produtivos e afastemos de nós aquela sensação, que chega no final do dia, de que não fizemos nada.

8 – Nada de fazer tudo ao mesmo tempo

Se você é daqueles que pensa que realizar várias atividades ao mesmo tempo, é sinal de alta produtividade e desempenho, é melhor repensar este comportamento. Quando fazemos isso, não damos a devida atenção a nada e acabamos entregando nossas demandas com uma qualidade baixa, algo que devemos evitar ao máximo. Sendo assim, o ideal é nos dedicarmos a uma tarefa por vez.

9 – Organize-se

Outro caminho verdadeiramente eficaz para uma rotina produtiva é manter a organização. Comece dividindo o seu tempo, separando o que você fará na parte da manhã, tarde e noite. Para isso, você pode contar com diversas ferramentas e aplicativos, por exemplo, que te ajudarão a ter uma visão mais ampla de suas demandas e do que você precisa se dedicar ao longo do dia e também da semana.

10 – Crie rotinas

Por fim, mas não menos importante, é criar rotinas às quais você deve se dedicar diariamente. Por exemplo: meditar, fazer exercícios ao acordar, listar as atividades a serem realizadas, checar os e-mails do dia e por aí vai. Esse é um hábito também crucial para quem deseja se tornar mais produtivo e produtiva.

A nossa dica é que você coloque agora mesmo em prática esse passo a passo, para alcançar cada vez mais resultados extraordinários em sua vida.


Post original em www.ibccoaching.com.br

2 visualizações0 comentário